top of page
Foto do escritorRedação DNR

Inteligência Artificial na Educação (parte 2)


Conheça os efeitos dessa tecnologia no ensino e na aprendizagem


Saiba como a IA impacta no aprendizado e na gestão e entenda os riscos para privacidade e reprodução de desigualdades.


Um dos objetivos do uso da IA na educação é abrir a chamada "caixa preta do aprendizado", ou em outras palavras, contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada de como o aprendizado realmente acontece (por exemplo, como é influenciado pelo contexto socioeconômico e físico dos alunos ou por tecnologia).

 

Neste contexto, a IA na educação oferece a possibilidade de uma aprendizagem mais personalizada, flexível, inclusiva e envolvente. Além disso, as ferramentas fornecem informações não apenas sobre o que está sendo aprendido, mas também como está sendo aprendido e como os alunos estão se sentindo. Ainda, a IA pode ajudar os professores a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e a atender as necessidades de seus alunos por meio de técnicas de mineração de dados educacionais para "rastrear" o comportamento dos alunos, processamento de linguagem natural, rastreamento ocular e outros sensores.

 

Os pesquisadores também elencaram três categorias de IA na educação para oferecer suporte mais direto ao aprendizado:

 

1. tutores pessoais para cada aluno, que entregam atividades de aprendizagem de acordo com as necessidades cognitivas dos alunos e que fornecem feedback direcionado;

 

2. suporte inteligente para aprendizagem colaborativa, para apoiar a formação de grupo, a facilitação e a moderação;

 

3. realidade virtual inteligente, que proporciona experiências imersivas.

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, a IA pode ser relevante em duas frentes: (a) personalização da aprendizagem e melhoria do desempenho escolar, (b) em sistemas de gestão escolar e análise de dados. Na primeira vertente, a robótica de telepresença permite, por exemplo, que alunos com necessidades especiais frequentem escolas em casa ou hospital, ou mantenham a continuidade da aprendizagem em situações de crise. Além disso, a IA pode contribuir para a promoção da aprendizagem colaborativa.

 

Com base em técnicas de IA, como aprendizado de máquina e processamento de texto superficial, sistemas de IA são usados para monitorar grupos de discussão assíncronos, fornecendo aos professores informações sobre as discussões e suporte aos alunos para orientar o envolvimento e a aprendizagem. E, ainda, ajudar a mapear os planos de aprendizagem individuais de cada aluno e trajetórias, seus pontos fortes e fracos, assuntos mais facilmente assimilados ou aprendidos, e preferências de atividades de aprendizagem.

 

No que se refere a sistemas de informações gerenciais, que coletam, armazenam, processam, analisam e divulgam informações para planejamento educacional e gestão, os algoritmos de IA podem ser úteis para subsidiar decisões baseadas em dados para melhorar a educação escolar. Um sistema aprimorado com IA tem uma capacidade muito mais robusta para analisar automaticamente os dados e gerar dashboards, além de realizar análises preditivas.


Na próxima publicação veremos quais desafios deverão ser enfrentados pela utilização da IA nos processos de ensino e aprendizado e continuaremos abordando este tema tão importante para os dias atuais. Aguarde!


Créditos: publicado originalmente em:

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page